Como posso evitar uma inflamação crônica?

Ter um pouco de esclarecimento acerca deste assunto nos ajuda a prevenir com maior eficácia um grande número de doenças.

Quando temos uma inflamação por persistência do agressor temos um estado de alerta constante no nosso organismo, as células imunes não param de trabalhar, se multiplicar e produzir substâncias para chamar outras células, ou para destruir o agente agressor. Então nossas próprias células acabam por lesar nosso corpo, o que pode nos causar doenças como vimos no artigo anterior: diabetes, câncer, infarto, derrame cerebral, artrites, tireoidite e tantas outras A este estado damos o nome de Inflamação crônica que ao longo dos anos pode nos envelhecer mais precocemente e nos adoecer.

A inflamação tem nomes diferentes conforme a parte do corpo atingida: no nariz se chama rinite, nos seios da face sinusite, dermatite na pele, artrite nas articulações…

O que deve ficar claro é que o simples fato de termos um machucado no dedo, ou comermos algum alimento rico em substâncias tóxicas, metais pesados e outras coisas, pode gerar uma inflamação crônica e que com ela corremos o risco de ter uma daquelas doenças das quais temos pânico só de pensar. Mas não pensar nelas não nos protege, e temos que ir atrás de evitar qualquer coisa que possa estimular o aparecimento de uma inflamação persistente.

O que também tem que ficar bem entendido, pois as pessoas costumam confundir infecção com inflamação, é que, infecção tem microrganismos envolvidos e causa inflamação aguda e crônica. E a inflamação também é causada por vários outros agentes, não necessariamente vivos, dos quais vou falar.

Muitas das causas abaixo citadas já sabemos de tanto ouvir falar, sabemos que fazem mal para nossa saúde, mas não sabemos como, e o que elas fazem é nos inflamar:

  1. Tipo de alimentação
  2. Excesso de peso
  3. Estresse agudo e crônico
  4. Infecções
  5. Desequilíbrio do ambiente intestinal e sua flora
  6. Intoxicação por metais pesados
  7. Alterações hormonais
  8. Predisposição genética
  9. Hipertensão
  10. Radiação ionizante
  11. Tabagismo
  12. Emoções e pensamentos negativos
  13. Endotoxicidade, que é a presença de elementos tóxicos no sangue com capacidade de aumentar a inflamação já existente. São produtos oriundos de reações químicas que ocorrem em nosso corpo. Lipoproteína A, homocisteína, proteína C reativa, fibrinogênio e ferritina.
  14. Radicais livres

Na próxima semana começarei a falar de cada uma das causas, e qual o mecanismo de lesão delas, contando alguma novidade ou batendo na mesma tecla para que fique bem gravado na nossa cabeça o que devemos fazer e aonde devemos mudar. Cada pessoa no seu tempo.

Glúten inflama ou não? Porque devemos tomar ômega 3? Que tipo de infecção? Porque não existe gordinho saudável? Estas e outras respostas nos próximos textos