Como substituir o açúcar

Hábitos mais saudáveis

Relembrando:. O poder de dulçor da frutose faz com que ela esteja presente em diversos produtos e o consumo médio acabe sendo ultrapassado na primeira caixinha de suco ou pedaço do bolo de frutas. “Quando começamos a ingerir o alimento enriquecido, o consumo médio triplica, quadruplica e surgem os efeitos colaterais”, alerta o assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisador da área, Rodrigo Crespo Barreiros.

“Eu não como açúcar, adoço tudo com mel”. Esta afirmação pareceria a solução mágica para o problema, mas o mel é o alimento natural mais rico em frutose. Assim como o Agave, estes alimentos são riquíssimos em frutose, e já vimos que esta pode ser até pior que o açúcar se usada em excesso. Substituir o uso de sucos de frutas pelo uso de frutas inteiras parece ser a primeira solução óbvia. Dependendo do tipo de fruta, esta terá mais ou menos frutose. Parar o uso de refrigerantes e alimentos ricos em açúcar é também óbvio. Cada vez mais se tem opções de alimentos sem açúcar, ou com redução de seu conteúdo, que devem ser buscados pelo bem de sua saúde.

Não cabe nesta matéria discutir os vários adoçantes no mercado e sua polêmica, mas lembrar de que as opções naturais, são as melhores opções. A Stévia é a mais consagrada e conhecida, mas a Taumatina (derivada de um planta africana) e o Luo Han Guo (derivado de um melão chinês) farão cada vez mais parte do cardápio de boas opções. Os álcoois de frutas (maltitiol, eritritol, sorbitol,xilitol…) estão ganhando lugar cada vez maior por sua baixíssima carga calórica. O uso de carboidratos de baixo índice glicêmicos encontrados nos legumes e sementes também é uma boa opção alimentar. As fibras prebióticas também são uma opção válida, como a polidextrose e a inulina.

Conheça o conteúdo de açúcares e de frutose existente em alguns alimentos, pois a dose recomendada da ingestão de frutose é de 25 g ao dia.

 

Fontes da tabela: ABESO, 2013 / TACO, 2008 / Mercola / USDA, EUA / Ventura, E.E., et al. Obesity (2010)

Prestar a atenção nas denominações presentes nos rótulos. O açúcar pode ser mencionado de diferentes formas. Conheça os nomes utilizados:

– glucose/glicose de milho (o mais usado de todos pela indústria)
– lactose
– xarope de malte
– glicose
– frutose
– néctares
– açúcar cristal
– sacarose
– açúcar invertido
– açúcar de confeiteiro
– açúcar mascavo
– açúcar bruto
– mel
– açúcar branco/refinado
– melaço/melado
– caldo de cana
– dextrose
– maltose e xarope de milho
– maltodextrina

Fontes: 4ª edição da Revista Essentia, página 34. Açúcares – Efeitos não Conhecidos  / Gazeta do Povo Seção Viver Bem.  Frutose, doce além da conta