Diretrizes de alimentação para americanos: consumir menos açúcar.

As novas diretrizes de alimentação para americanos foram delineadas para ajudar os americanos a escolherem e manterem uma alimentação saudável.

As Diretrizes de Alimentação para Americanos (Dietary Guidelines for Americans, DGA) foram criadas pelos departamentos americanos de Saúde e Serviços Humanos (Departments of Health and Human Services, DHHS) e da Agricultura (USDA) e foram atualizadas em 2016. As diretrizes são destinadas a ajudar os americanos a fazer escolhas mais saudáveis quanto à alimentação e bebidas. Isto é importante pois 2 em cada 3 americanos estão acima do peso ou são obesos, e a obesidade é uma das causas mais importantes de doenças evitáveis como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Foi publicado um resumo dessas diretrizes na edição de 02 de fevereiro de 2016 do JAMA.

O que são “açúcares adicionados”?

Açúcares adicionados refere-se a qualquer açúcar adicionado a alimentos além dos açúcares naturais que eles já contêm. Por exemplo, leite achocolatado contém tanto o açúcar natural (conhecido como lactose) como açúcares adicionados provenientes do xarope de chocolate.

Alimentos com grande quantidade de açúcares adicionados tendem a ter muitas calorias e poucos nutrientes. Reduzir a quantidade de açúcares adicionados na dieta pode ajudá-lo a perder peso e a reduzir o risco de doença cardíaca e diabetes.

As diretrizes de alimentação:

As Diretrizes de Alimentação para Americanos 2015-2020 recomendam limitar o consumo de açúcares adicionados a 10% das calorias diárias totais. Se você consumir mais açúcar do que isso, será mais difícil obter o suficiente dos outros nutrientes de que você precisa sem consumir calorias em excesso.

Dicas para limitar o consumo de açúcares adicionados incluem:

  • Beber água ou outras bebidas não calóricas em vez de refrigerantes; energéticos; café, chá e bebidas lácteas aromatizados e sucos adoçados. Caso você beba café, reduza a quantidade de açúcar (ou creme ou outros aromatizantes) adicionado. Bebidas adoçadas são a maior fonte de açúcares adicionados na alimentação nos EUA. Água de torneira e algumas águas engarrafadas não têm açúcares adicionados. Caso você não goste de água pura, experimente uma variedade com gás ou aromatizada sem calorias.

 

  • Substituir doces e lanches adocicados por opções mais saudáveis. Doces e petiscos são grandes fontes de açúcares adicionados na alimentação. Embora seja óbvio que biscoitos, bolos e sorvetes sejam cheios de açúcares adicionados, até mesmo lanches que pareçam saudáveis, como barras de granola ou iogurtes com sabor podem conter grandes quantidades de açúcares adicionados. Em vez de um lanche da tarde açucarado, coma uma fruta. Os açúcares de ocorrência natural nas frutas vêm acompanhados de diversas vitaminas benéficas, assim como minerais e fibras. Uma porção de fruta geralmente também contém menos calorias do que uma porção de suco de frutas ou de doce, tornando-a uma opção bem mais saudável.

 

  • Aprender a identificar açúcares adicionados. Fabricantes de alimentos usam muitas formas diferentes de açúcar, e às vezes não está claro se um alimento contém grandes quantidades de açúcar adicionado. Olhe a lista de ingredientes do alimento. Evite alimentos com qualquer dos seguintes listados nos 3 primeiros ingredientes: sacarose, xarope de agave, caldo de cana evaporado, xarope de milho rico em frutose, xarope de milho, dextrose, mel, xarope de bordo, xarope de malte, melaço e açúcar turbinado. Visite ChooseMyPlate.gov para mais informações sobre açúcares adicionados.

 

  • Fazer as compras contornando o perímetro da loja. Os alimentos com as maiores quantidade de açúcares adicionados são encontrados geralmente nos corredores do meio do mercado. A maneira mais fácil de reduzir os açúcares adicionados da dieta é limitar os alimentos que você compra dessa parte do mercado. Em vez disso, faça as compras contornando o perímetro da loja. É lá que os alimentos mais saudáveis geralmente são colocados: verduras e legumes, frutas, carnes magras e laticínios magros ou sem gordura. Se você criar seus hábitos alimentares em torno desses alimentos, você estará automaticamente consumindo uma alimentação com poucos açúcares adicionados.
Referências: US Department of Health and Human Services / FOR MORE INFORMATION: US Department of Health and Human Services – health.gov/dietaryguidelines/2015/guidelines/