Uma hora de exercícios por semana é capaz de prevenir a depressão!

 

Uma nova pesquisa sugere que apenas uma hora de exercícios regulares por semana é capaz de prevenir a depressão.

No maior estudo desse tipo, os níveis de exercícios e os sintomas da depressão e ansiedade foram monitorados durante onze anos em 33.908 adultos noruegueses. Pessoas que informaram não praticar exercícios na avaliação basal tinham uma probabilidade 44% maior de desenvolver depressão em comparação àqueles que se exercitavam 1 a 2 horas por semana. Os autores concluíram que 12% dos casos de depressão poderiam ser evitados se os participantes praticassem apenas uma hora de atividade física a cada semana.

“Sabemos há já algum tempo que exercícios desempenham um papel no tratamento dos sintomas da depressão, mas esta foi a primeira vez que fomos capazes de quantificar o potencial preventivo da atividade física em termos de reduzir futuros níveis de depressão”, disse o autor principal do estudo, Samuel Harvey.

“Estes resultados enfatizam o grande potencial de integrar exercícios nos planos de saúde mental e campanhas mais abrangentes de saúde pública. Se pudermos encontrar maneiras de aumentar o nível de atividade física da população, mesmo que apenas um pouco, isso provavelmente traria benefícios substanciais em termos de saúde física e mental.”

Univadis Medical News – 04/10/2017
Referências: Harvey SB, Øverland S, Hatch SL, Wessely S, Mykletun A, Hotopf M. Exercise and the Prevention of Depression: Results of the HUNT Cohort Study. Am J Psychiatry 2017; 00:1–9. doi: 10.1176/appi.ajp.2017.16111223. Published online 3 October 2017.